Av. Emília Daússe

Cidade de Maputoo

+258 82 000 7800

isfic@isfic.ac.mz

08:00 - 17:30

Segunda a Sexta

Notícias

Notícias recentes

Projecto de extensão promove cuidados e bem-estar para idosos

O projecto de extensão “Acções para Melhoria da Qualidade de Vida dos Idosos”, aprovado pelo Departamento de Extensão do Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (ISFIC), tem o objectivo de desenvolver actividades e actualizar conhecimentos por meio do desenvolvimento de acções voltadas para promoção do bem-estar de idosos residentes em instituições de longa permanência (ILP). A ação do projeto piloto foi executada no dia 27 de Novembro de 2025, no Lar Nossa Senhora dos Desamparados, localizado no bairro de Maxaquene C na cidade de Maputo. Aspira-se que o projecto seja replicado no ano de 2026 com encontros mensais em diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos nos municípios de Maputo e Matola. 

Coordenado pelos Professores Eduardo Pulande e Leontina Sitóe, o projecto teve a participação de 36 acadêmicos dos cursos de Direito, Educação e Serviço Social, Psicologia do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos. As atividades promovem a interdisciplinaridade em diversas áreas do conhecimento.

O projecto nasceu do desejo de um grupo de alunos de Educação e Serviço Social em exercitar e aprimorar seus conhecimentos para atender a idosos. Pensamos então, em atividades que ao mesmo tempo que os acolhessem afetivamente, também exercitassem a mente e o corpo, explicou a professora Lúcia Guerra. 

São realizadas acções educativas na saúde, por meio de palestras, em português e em changana; musicoterapia; exercícios físicos e cuidados com a higiene e beleza, com realização de corte de cabelo, tranças, massagens e pintura das unhas com verniz. 

Para o acadêmico de Serviço Social, Salomão Massango, “o maior resultado foi ver a alegria nos olhos dos idosos”. Desde o momento que fomos recebidos por eles cantando Hoyo hoyo (sejam bem-vindos) até a construção de um espaço de coletividade e pertencimento entre pessoas com muita experiência de vida e os estudantes. Através desta troca os académicos puderam colocar em prática tudo que aprenderam na sala de aula, mas também se ressignificar enquanto futuros psicólogos e assistentes sociais que vão lidar com a população idosa durante todo o exercício de sua profissão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram